Powered By Blogger

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Santuário de Nossa Senhora de Aires






Localização :

Évora, Viana do Alentejo, Olival


Acesso :

Depois de Viana do Alentejo, segue-se pela estrada para Portel; o santuário situa-se cerca de 1500m após o cemitério da sede de concelho, visível da estrada principal e acessível por um estradão que com ele comunica.


Descrição :

Planta em cruz latina, composta, de vastas proporções, virada a O. Nave longitudinal dividida em três tramos, de onde sobressaem os braços do transepto e os volumes verticais das duas torres da fachada e do zimbório octogonal. Frontaria imponente, marcada por duas torres sineiras laterais, simétricas, por cinco janelas de sacada e por um frontão contarcurvado, caracteristicamente barroco; esta fachada forma um vasto adro acessível através dum arco central de volta inteira ladeado por dois outros mais estreitos; seis arcos laterais dão igualmente acesso ao adro; cada uma das torres é rematada por uma pequena balaustrada com pináculos nos vértices e por uma cobertura em forma de bolbo. A fenestração é regular, ao longo de todo o corpo, acompanhando a divisão interior em tramos; uma balaustrada em mármore remata todo este volume. O portal de entrada da igreja enquadra, no lintel, uma cartela com a dedicatória, em latim, a Nossa Senhora; é ladeado por duas janelas de grades, com características idênticas.




Utilização Actual :

Cultural e devocional: igreja de peregrinação

Época Construção :

Séc.18


Arquitecto/Construtor/Autor : Padre João Baptista (risco) e Manuel Gomes (mestre de obra); o autor do portal da igreja é Manuel Antunes, de Estremoz


Cronologia :

Séc. 16 - Data provável de construção do primeiro edifício - totalmente demolido no séc. 18; 29 de Abril de 1743 - dá-se início ê demolição do edifício velho; Outubro de 1744 - conclusão dos alicerces da obra e das colunas do santuário, embora só colocadas mais tarde; 1750 - são erguidas as colunas; 27 de Setembro de 1751 - a afluência de peregrinos determina a atribuição, pelo Marquês de Pombal, dum alvará para a Feira de Nª Sr.ª de Aires; 15 de Março de 1760 - inauguração solene da igreja; 1790 - execução da frontaria e das duas torres sineiras; 1804 - conclusão destas obras e celebração da sua segunda sagração.


Tipologia :

Arquitectura religiosa; igreja de peregrinação, barroca na estrutura e decoração, com nártex e planta em cruz latina; a cronologia e a sua situação relativamente isolada permitem estabelecer uma analogia com o santuário do Senhor da Pedra, em Óbidos (v. 1012040037)


Características Particulares :

As proporções - algo sobredimensionadas para uma igreja de peregrinação - e a ornamentação, caracteristicamente barrocas. O portal de entrada da igreja, datado de 1755, é uma elaborada peça rocócó com decoração esculpida em elementos fitomóficos e enquadra uma dedicatória em latim a Nossa Senhora.


Dados Técnicos :

Paredes portantes reforçadas por cunhais e pilastras em silharia assentes sobre embalsamento em pilares e arcaria; tecto em abóbada em meia-laranja.


Materiais :

Paredes em alvenarias mistas de pedra e tijolo argamassadas, rebocadas e caiadas; cunhais, pilastras e alisares dos vãos em mármore granito; alisares de vãos, frisos exteriores, arcos e portal principal em mármore; caixilharias em madeira e ferro pintadas; coberturas em telha de canudo; tectos em tijolo maciço rebocados e caiados; pavimentos exteriores em calçada de granito e mármore; pavimentos interiores em madeira, ardósia e mármore, e escadas em laje de pedra; ferro nas janelas de sacada.


Sem comentários: